Terceirização de RH


Diferença entre Outsourcing e Terceirização




A Inter System participou de uma pesquisa em parceiria com a Revista Profissionais & Negócios, onde respondemos o questionamento sobre a diferença entre Outsourcing e Terceirização.


1. Como você avalia o mercado de outsourcing para RH atualmente?


Existe um mercado de outsourcing promissor que será impulsionado pela percepção dos impactos da chegada da nova obrigação legal do Governo Federal: eSocial.
Essa obrigação é um novo componente do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital que já implantou nas empresas a Nota Fiscal Eletrônica e a Escrituração Contábil Digital e exigirá mudanças culturais, operacionais e de infraestrutura tecnológica que levará as empresas a considerar o modelo outsourcing como solução para essa nova era em RH.


Fonte: FENACON


Com esta visão, os profissionais de RH terão de atualizar seu conhecimento na Legislação Trabalhista, Previdenciária e Fiscal para garantir a qualidade das informações que serão transacionadas através de 43 Leiautes do eSocial (versão 2.1).
A Fiscalização deixa de ser de 5% pela Receita Federal e de 3% pelo Ministério do Trabalho por ano e passa a ser de 100% das empresas de forma mensal e eletrônica. O eSocial tem regras de validação rígidas que farão cumprir a Legislação vigente.
Desta forma as empresas de outsourcing, como a INTER SYSTEM, devem estar preparadas para os impactos do eSocial; como estamos com metodologia de desenvolvimento para os Projetos de Compliance e Implantação das Empresas no eSocial, como também, no atendimento das operações pós implantação do eSocial.
Será muito difícil as empresas manterem especialistas em toda a legislação para garantir a qualidade das informações a serem entregues mensalmente e algumas de forma tempestiva ao Governo Federal sem causar riscos de autuações automáticas através do eSocial. Assim as empresas de outsourcing que mantiverem equipes especialistas e infraestrutura tecnológica, em folha de pagamento, cargos e salários, saúde e segurança do trabalho como a Inter System mantem terão como atender as exigências do mercado.


2. Quais os principais desafios desse mercado?


Oferecer serviços de qualidade e garantir o atendimento com altos investimentos em aquisição de conhecimentos e infraestrutura tecnológica para suportar a operação de RH e atender os requisitos do eSocial e de conformidade que as empresas necessitam.

3. Quais as principais tendências de outsourcing para RH hoje?

Trabalhar com um único fornecedor traz ganhos para as empresas em geral e é uma tendência já percebida nas grandes empresas que buscam reduzir o tempo e energia dispendidos com o alinhamento do fornecedor.
Essa é uma estratégia do Grupo Datamace onde a Inter System está inserida. A empresa consegue terceirizar todos os seus processos de RH, das diversas áreas; além de atender necessidades e demandas especificas onde desenhamos serviços sob medida, conforme os requisitos do cliente.



4. A área de RH sabe, conhece e sabe lidar bem com as empresas de outsourcing? Quais atividades demonstram que esse relacionamento é positivo?


O bom relacionamento nos serviços de outsourcing começam com o tempo e dedicação dispendidos no levantamento de requisitos explícitos e implícitos do cliente que formarão a base do SLA (Service Level Agreement) e após a contratação dedicação ao engajamento da equipe que cuidará do cliente e do representante do cliente. Sabemos que são as pessoas que fazem a diferença e entender que a partir de uma contratação desta natureza seremos UMA EQUIPE, apenas separada fisicamente.
A INTER SYSTEM tem como diferencial o tratamento personalizado, pois no mercado existem outras formas de trabalhar onde não existe esse tipo de tratamento e tudo ocorre via sistema e chamados.
Entendemos o nosso papel no apoio na tomada de decisão, principalmente quando ocorre duvidas no atendimento de uma Legislação. Somos flexíveis em contraponto a outros fornecedores de Outsourcing que cumprem o SLA com total rigor e muitas vezes são insensíveis às necessidades pontuais de seus clientes. A INTER SYSTEM tem escuta para as necessidades pontuais dos nossos clientes.
Neste compromisso e no tempo se constroem o canal da confiança e gerando um relacionamento positivo.

5. Como a área de RH das empresas podem usar de forma estratégica os serviços das empresas de outsourcing voltados para o seu segmento? Onde as organizações mais pecam?


Existe um esforço grande de transformação de Recursos Humanos em uma área estratégica da empresa na medida em que possui informações que podem ser convertidas em resultados positivos para as empresas. Processos que antes ficavam no âmbito operacional de Recursos Humanos já são assumidos pelos gestores da empresa em relação a sua equipe no contexto da Gestão de Férias, Frequência , Desempenho, Afastamentos com base em Indicadores Mensais de RH.
Estrategicamente a opção é transferir os processos repetitivos e que exijam a especialidade na legislação e domínio dos processos de Administração de Pessoal, para que a Gestão de RH tenha o tempo dedicado as questões que envolvem no desenvolvimento do Capital Humano da empresa e seu posicionamento em avaliações das estatísticas que demonstrem índices de Desenvolvimento Profissional, nas questões que envolvem a manutenção dos Talentos, liderança de seus gestores, como medir de forma eficiente o nível de comprometimento de seus trabalhadores junto a empresa, ou seja, ter a atenção focada na qualificação das posturas de seus lideres da empresa para que sejam conduzidos na obtenção de maior produtividade nas áreas administrativas e produtivas da empresa.

O maior desafio de RH é engajar e desenvolver os Líderes da empresa para serem os disseminadores da estratégia da empresa.


A Inter System está comprometida com isso e empenhada em um grande Projeto de desenvolvimento de lideranças junto com os parceiros Inovitta e Tatum. Foram selecionados 31 lideres e todos participaram de Avaliação de Comprometimento com metodologia exclusiva da empresa Tatum e aplicação de conceitos de saúde com a Inovitta sendo acompanhados por 04 meses pelo próprio Dr Fabio Bechelli. No final deste período teremos o primeiro trabalho empresarial no Brasil de “ Desenvolvimento de Lideranças baseado em princípios de saúde inovativa”.

6. O que você pensa quando dizem que outsourcing e terceirização é a mesma coisa? Vocês se consideram uma empresa terceirizada?


Tanto a Terceirização quanto o Outsourcing são praticados com o objetivo de reduzir custos mas em especial de melhorias na produtividade e diminuição de riscos da empresa por meio de delegação de atividades e processos a empresas especializadas. Basicamente, as diferenças entre os dois (Outsourcing x Terceirização) está nos serviços que são delegados a terceiros. A Terceirização está mais ligada a atividades mais gerais como limpeza, segurança e restaurante da empresa.
Outsourcing tem atuação em áreas mais estratégicas como administrativa, financeira, contábil, tributária, recursos humanos, TI, sistemas de informação e compras. O Outsourcing é o ato de transferência do trabalho interno para outra entidade externa, com o objetivo de reduzir o custo da mão de obra, mas com foco total em ganho de qualidade e diminuição de riscos já que delega-se atividades para empresas especialistas em seus segmentos. Ele envolve a responsabilidade da equipe para prestação de serviços, os recursos utilizados e os resultados atingidos que ficam a cargo do fornecedor do serviço. Desta forma ele permite que os recursos da organização, tanto tecnológicos quanto intelectuais, possam se voltar exclusivamente para o core business da empresa, aumentando produtividade e, principalmente, sua competitividade no mercado.

Como o mercado hoje utiliza o termo "outsourcing" do inglês e traduz como "terceirização", gera esta dúvida conceitual na modalidade de negócio. Portanto, mantemos no nosso negócio o uso do termo "terceirização", porém nós desenvolvemos os serviços sob os conceitos de "outsourcing".

A INTER SYSTEM está no mercado há 17 anos, tem seu foco nos serviços de outsourcing em RH, pois somos qualificados e especializados no desenvolvimento das atividades que envolvem somente RH.

7. A questão da mão de obra é a que mais preocupa as pessoas quando se fala em terceirização e outsourcing, quais ações da sua empresa mostra que há um cuidado da sua empresa com essa questão? Como é a gestão dos seus funcionários que ficam alocados no cliente?


Com certeza a mão de obra terceirizada traz preocupações para os Gestores de RH quando estão nas dependências da empresa contratada e muito mais quando estão no ambiente da própria contratante. São questões que vão desde a motivação, qualidade das entregas e controles.
Ainda há questões como terceirização de atividade fim que a Legislação não atende de forma definitiva e segura gerando certa insegurança jurídica. Outras questões ocorrem nesta modalidade de serviços, quando o profissional perde a sua identidade com a sua empresa contratada e passa a se identificar e cobrar as características da empresa contratante. Esta postura prejudica a gestão deste profissional, como força a empresa terceirizada a incorporar no contrato destes profissionais custos muitas vezes não previstos.
A Inter System não possui a modalidade de alocação de mão de obra no endereço da empresa contratante. Em nossa gama de serviços executamos as atividades em nosso ambiente e assim dar um atendimento com mais qualidade por termos uma equipe multidisciplinar para dar o apoio necessário a operação e gestão dos serviços contratados. Contamos com psicólogos e gerentes de projetos que acompanham diariamente as atividades redefinindo prioridades diariamente; se for necessário aplicando a metodologia SCRUM.